postado em 22/09/2008 20:08
O plenário do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio) negou na noite desta segunda-feira (22/09) pedidos de direito de resposta feitos pelo prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia (DEM), e pela candidata a prefeita Solange Amaral (DEM) contra os "prefeituráveis" Fernando Gabeira (PV) e Jandira Feghali (PC do B).
Cesar e Solange entraram com cinco recursos --quatro contra Jandira e um contra Gabeira-- questionando as decisões da 176¦ Zona Eleitoral de, anteriormente, negar os pedidos.
Todos os pedidos de direito de resposta foram motivados por críticas feitas nos programas eleitorais dos candidatos contra a política municipal de saúde.
Por 3 votos (inclusive da relatora, juíza Jacqueline Montenegro) a 2 e uma abstenção, o TRE-RJ concluiu que Jandira não mentiu ao reclamar do fechamento da maternidade Leila Diniz em Curicica (Jacarepaguá), embora a Prefeitura tenha aberto outra com o mesmo nome no hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca.
Por unanimidade, a Corte também seguiu o voto da relatora, novamente a juíza Jacqueline Montenegro, de que não houve ofensas em críticas feitas pelo candidato Fernando Gabeira (PV) em seu programa político.
Todos os pedidos de Solange Amaral foram recusados por unanimidade. O tribunal entendeu que ela não foi ofendida em nenhum dos programas eleitorais. Em todos os casos, cabem recurso ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).