Politica

Obra em hospital de Valparaíso não foi concluída

;

postado em 23/09/2008 10:45

Há duas semanas, a aposentada Letícia Picanço Costa, 83 anos, esteve no Hospital Santa Lúcia, em Brasília, para fazer exames para tratamento contra um câncer que já dura quatro anos. O problema é que Letícia não mora na cidade. Ela vive em Valparaíso de Goiás, distante 30 quilômetros de Brasília.

No município, o maior centro médico é o Centro de Atendimento Integrado de Saúde (Cais), uma espécie de posto de saúde. Esse órgão serve para atendimentos de baixa e média complexidade. Ou seja, não consegue suprir a demanda de Letícia Costa.

Procurados pelo Correio, os cinco candidatos a prefeito prometeram concluir as obras do hospital de Céu Azul, um velho sonho dos 114 mil moradores de Valparaíso, que rotineiramente se deslocam a Brasília ou utilizam o Hospital do Novo Gama.

;Está faltando um hospital grande;, reclama Letícia Costa. ;Não consigo acreditar mais nas promessas dos políticos;, ressalta ela, que vive sozinha em casa. ;Moramos eu e Deus;, brinca. Sua ajudante durante o dia, Rose Mattje, 52, faz coro ao discurso. ;Eu preciso levá-la sempre a Brasília para fazer tratamento, consultas, exames, entre outras coisas;, conta.

A obra do hospital de Céu Azul teve início em 1997, mas foi paralisada em 2000 por causa de supostas irregularidades cometidas pela empreiteira contratada. Desde então, o projeto foi retomado algumas vezes e interrompido novamente. Até hoje, já foram gastos R$ 900 mil pelo governo de Goiás com as obras.

Em 2006, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a fazer um comício na cidade, quando prometeu ajudar a acelerar a conclusão do hospital. Na época, Lula participou de campanha do então candidato do PMDB a governador de Goiás, Maguito Vilela. O peemedebista perdeu para Alcides Rodrigues (PP), e a obra, por enquanto, permanece parada. Se os candidatos cumprirem a promessa de concluí-la, o prédio terá 1.611 m; e, pelo menos, 46 leitos. Até agora, já estão prontos o alicerce, as paredes e o telhado. Faltam ainda itens como a pintura.


O leitor pergunta


Se o (a) senhor (a) vencer, o que fará para melhorar o atendimento médico na cidade?
Letícia Picanço Costa, 83 anos, aposentada

Alexandre Varela (PSol)
Vamos concluir a obra do hospital de Céu Azul. A construção consegue responder praticamente à demanda da população. A outra questão é o programa Saúde em Casa, vamos implantá-lo e priorizar os recursos na prevenção e combate a vetores de doenças. E ainda ampliar a melhoria no atendimento no Cais, além de garantir medicamentos de maneira permanente.

José Valdécio Costa (PTB)
O que vamos fazer, definitivamente, é a conclusão da obra
do hospital de Céu Azul. A obra deve ser concluída nos próximos seis meses. Além da conclusão do hospital, teremos também os recursos para aquisição de equipamentos hospitalares, além de construir mais um grande hospital para capacidade de mais de 400 leitos.

Leda Borges (PSDB)
Nosso compromisso é concluir as obras do hospital de Céu Azul e colocá-lo para funcionar já em 2009. Vamos ainda aumentar os investimentos em postos de saúde, para ter médico em todas as horas e todos os dias. Vamos investir, principalmente, em recursos humanos, no pessoal ligado ao atendimento médico. Além disso, pretendemos descentralizar a farmácia popular.

Lucimar (PT)
Vamos concluir o hospital do Céu Azul. Vamos propor uma parceria para a conclusão desse hospital. Além disso, vamos melhor o atendimento no Cais e investir recursos na saúde preventiva, que é o trabalho de fortalecer o serviço dos agentes comunitários.

Major Alberto Silva (PRTB)
Vou terminar as obras do hospital de Céu Azul. Temos ainda que contratar mais funcionários para os postos de saúdes e articular com o governo federal a construção de um outro hospital, que tenha a capacidade de atender a população nas mais variadas necessidades. Se não, vai continuar sendo melhor o caminho para o Distrito Federal e não queremos isso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação