postado em 23/09/2008 17:24
A liderança consolidada da prefeita e candidata à reeleição, Luizianne Lins (PT) foi confirmada na sexta pesquisa Vox Populi/TV Jangadeiro divulgada nesta sexta-feira (23/09). Luizianne cresceu dois pontos em relação à consulta anterior, do dia 8 de setembro, e registra agora 47% das intenções de voto, seguida pelos candidatos Moroni Torgan (DEM), com 22%, e Patrícia Saboya (PDT), que tem 14%. Com apoio do governador Cid Gomes (PSB) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a petista trabalha para vencer a disputa ainda no primeiro turno.
Todos os outros cinco adversários juntos somaram apenas 5%, incluindo Luiz Gastão (PPS), que obteve 1%, e nessa segunda-feira renunciou à candidatura. O Vox Populi ouviu 700 pessoas nos dias 19 e 20 de setembro. A pesquisa contratada pela TV Jangadeiro (afiliada do SBT) está registrada na justiça eleitoral com o número 666/2008.A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos.
Há duas semanas, quando a tendência de crescimento de Luizianne se acentuou, ela virou alvo de ataques dos adversários. Mas a estratégia parece não estar surtindo efeito em favor deles. Em relação à pesquisa anterior, Moroni caiu um ponto e Patrícia, três pontos.
Num possível segundo turno, Luizianne também derrotaria Moroni e Patrícia, segundo o Vox Populi. Contra Moroni ela venceria de 57% a 34%. Com o mesmo percentual, derrotaria Patrícia, que ficaria com 33%. Já candidata do PDT venceria Moroni por 48% a 37%. Brancos e nulos somaram 10% e não sabe ou não respondeu, 6%.
O fraco desempenho de Patrícia contrasta com a sua baixa rejeição, apenas 8%, a menor entre os mais bem colocados. Moroni lidera nesse quesito com 32%, enquanto Luizianne é rejeitada por 23% dos eleitores.