postado em 25/09/2008 20:28
Levantamento feito pela ONG Transparência Brasil mostra que dos 3.000 projetos apresentados entre 2005 e 2008 pelos vereadores da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, pouco mais de 1.500 foram aprovadas.
Porém, segundo o estudo, apenas cerca de 200 proposta que se transformaram em lei se referiram a assuntos de impacto sobre a administração da cidade.
Para a ONG, os números revelam que a taxa de relevância dos projetos aprovados em relação ao total de propostas apresentadas é de 7%. Ou seja, 93% da atividade legislativa dos parlamentares cariocas é irrelevante.
A Transparência Brasil analisou todos os projetos apresentados pelos vereadores do Rio. Após análise individual, as propostas foram classificadas em categorias temáticas, que foram divididas em duas: relevantes e irrelevantes.
As propostas consideradas irrelevantes pela ONG foram homenagens a pessoas e instituições, batismo e rebatismo de logradouros, símbolos (atribuição de bandeiras, brasões etc. a entes diversos), designação de cidades-irmãs e inclusão de datas comemorativas no calendário oficial do município.