Politica

Postos de justificativa de voto são preparados

;

postado em 26/09/2008 08:51

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) estima que 170 mil eleitores que moram no DF, mas deveriam votar em outras cidades, justifiquem sua ausência nas eleições municipais de outubro. O número é considerado alto pela Justiça Eleitoral: representa mais de 10% do eleitorado do Distrito Federal, de 1.663.720 pessoas. Para atender à demanda, haverá, nos dois turnos do pleito, 118 postos de justificativa e 1.114 urnas eletrônicas serão utilizadas. Ao todo, 3.878 agentes eleitorais foram convocados para participar do processo.

A Justiça Eleitoral não sabe ao certo o que leva muitos eleitores a não transferir o domicílio eleitoral para o DF ; um comportamento preocupante, na opinião do assessor de planejamento do TRE, Paulo Lyra. ;Boa parte dos eleitores já reside no DF, mas tem mantido o domicílio eleitoral em outras unidades da federação. O TSE tem feito campanhas para que os eleitores participem do processo eleitoral. No entanto, eles têm deixado de exercer o direito do voto, causando prejuízo ao processo eleitoral. São números significativos, que têm preocupado a Justiça Eleitoral;, disse.

Todo eleitor que tiver domicílio eleitoral fora do DF deve justificar suas ausência. Se não fizer isso no dia da eleição, terá 60 dias para regularizar a situação em um cartório eleitoral. O formulário da justificativa está disponível na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet e também será distribuído nos locais de votação. A justificativa é gratuita e o formulário deve ser entregue, no dia da eleição, no mesmo horário da votação.

Transferências
Fenômeno comum em eleições municipais, o grande número de transferências de domicílio eleitoral do DF para cidades do Entorno aconteceu de novo. Entre 2006 e 2008, houve 15.012 transferências de títulos para o Entorno. As cidades que mais receberam eleitores foram Águas Lindas, Novo Gama, Valparaíso, Luziânia e Planaltina de Goiás.

Segundo o promotor de Águas Lindas, João Paulo Cândido Oliveira, cerca de 200 títulos foram indeferidos pelo juiz eleitoral da cidade por suspeitas de irregularidades na transferência de domicílio.
Leia mais:

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação