Politica

Pesquisa revela que eleitor quer emprego

Pesquisa aponta: os brasileiros esperam que prefeitos dêem prioridade à criação de postos de trabalho e exigem honestidade dos candidatos

postado em 30/09/2008 08:50

A prioridade dos prefeitos eleitos no próximo domingo deve ser a geração de empregos. Essa é a conclusão da pesquisa feita ontem pelo Ibope para a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os entrevistados elencaram duas áreas de atuação que consideram fundamentais para quem vencer as eleições municipais. O emprego foi apontado em primeiro lugar por 35% e em segundo por outros 10%. Logo depois, apareceu a saúde. Ela é a principal preocupação de 23% dos pesquisados e foi a segunda resposta de outros 25%.

O Ibope também pediu aos entrevistados que apontassem as duas principais qualidades que buscam nos candidatos. Em primeiro lugar, veio a honestidade, mencionada por 56%. Depois vieram competência, conhecimento dos problemas do município, experiência e fidelidade às promessas de campanha.

Outra conclusão da pesquisa foi que o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pesa menos do se imagina. Chamados a apontar dois fatores que pesaram a decisão do voto, apenas 8% mencionaram Lula e 6% falaram do governador de seu estado. O item mais citado, mencionado por 54%, foram as propostas dos candidatos.

Reeleição
O troca-troca de partido, os gastos de campanha e o volume de investimentos públicos tiveram pouca influência na reeleição dos prefeitos em 2000 e 2004. Os fatores que mais influenciaram os resultados eleitorais foram o grau de instrução, a idade dos prefeitos candidatos e o resultado social dos gastos públicos. Esses dados foram revelados por estudo realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) com base em comparações entre grupos de prefeitos reeleitos e não-reeleitos.

A média de gastos dos prefeitos reeleitos em 2004 foi de R$ 193 mil, contra R$ 198 mil dos não-reeleitos. O estudo revelou que o grupo vitorioso teve um percentual de troca de partido menor nos dois pleitos, mas a variação é pouco significativa. Entre os reeleitos, 27,8% trocaram de partido em 2000 e 29,9% em 2004. No grupo que foi derrotado, o percentual de troca foi de 30,5% e 32% em 2000 e 2004, respectivamente.

No troca-troca partidário, as legendas que mais receberam candidatos em 2002 foram o PFL (257) e o PSDB (240). Em 2004, esses partidos mantiveram as primeiras posições ; PFL com 93 e PSDB com 160. Na maioria dos casos, segundo o estudo, os prefeitos trocaram de partido para estar no mesmo partido do governador do estado, o que não garantiu uma melhor posição quanto à sua reeleição. Dos prefeitos reeleitos em 2004, 34% eram do partido do governo estadual. Entre os que tentaram e não conseguiram a reeleição, 26% não pertenciam ao mesmo partido do governador. A influência do governo federal é pouco significativa ; 5% dos reeleitos eram do partido do presidente em 2004, enquanto 4,5% dos não-reeleitos eram desse partido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação