postado em 30/09/2008 13:09
A candidata do PT à Prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy, entrou com recurso no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pedindo direito de resposta no horário eleitoral gratuito em rádio do prefeito e candidato à reeleição, Gilberto Kassab (DEM).
Ela alega que no último dia 5 de setembro o programa de rádio veiculou o jingle: "inveja, inveja/na última eleição ela ficou/com Kassab melhorou/Hoje está jogando pedra/parece que não lembra/das taxas que ela criou..." O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo manteve a sentença que indeferiu o direito de resposta ao considerar que o jingle foi uma crítica que "não ultrapassa os limites do embate partidário, sobretudo considerando a disputa do pleito".
No entanto, a defesa de Marta sustenta que a utilização do termo "inveja" pela campanha de Kassab foi "despropositada, excessiva, além do direito de crítica e do confronto de idéia".
Em outro recurso, a petista pede a restituição de tempo que perdeu em direito de resposta concedido ao candidato do democrata, já que, segundo ela, a informação veiculada não foi inverídica. O TRE paulista manteve a decisão de primeiro grau que impugnou a propaganda eleitoral em rádio no último dia 8 de setembro.
A propaganda de Marta veiculou em relação a Kassab que "a última dele foi dizer que está fechando tudo que é posto que vende gasolina ruim (...) Na verdade é o governo federal que está fazendo fiscalização junto com a ANP [Agência Nacional do Petróleo]".