postado em 30/09/2008 16:35
O presidente nacional do DEM, deputado federal Rodrigo Maia (RJ), afirmou nesta terça-feira (30/09) que a aliança PSDB-DEM no segundo turno das eleições municipais em São Paulo é tida como certa. De acordo com Maia, ele tem conversado com freqüência com o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE).
"Nas cidades onde o DEM for para o segundo turno trabalharemos para o PSDB estar junto. Será muito difícil o DEM não estar junto com o PSDB no segundo turno em qualquer município do Brasil", afirmou Maia, que admitiu dar um atenção especial a São Paulo, onde o clima entre os candidatos Geraldo Alckmin (PSDB) e Gilberto Kassab (DEM) esquentou nas últimas semanas.
Mesmo confirmando a parceria, o deputado negou que já tenha procurado algum dirigente do PSDB para tratar especificamente da próxima etapa das eleições. "Não há conversa sobre segundo turno até porque o primeiro ainda não acabou", disse. Segundo ele, as conversas têm sido no sentido de minimizar os conflitos. "Nossa esforço, o tempo todo, foi para que houvesse o mínimo de atrito. Mas, por uma decisão da campanha, o candidato Geraldo Alckmin achou que deveria partir para o ataque para subir nas pesquisas", disse o dirigente do DEM.
Farpas
Maia também condenou a estratégia da campanha tucana na cidade, o que, segundo ele, enfraqueceu Alckmin na disputa. "Eu acho ser uma estratégia completamente equivocada, porque os eleitores do Alckmin avaliam positivamente a gestão Kassab", afirmou o dirigente.
Apesar da troca de farpas entre democratas e tucanos na cidade, Maia diz acreditar que não haverá constrangimentos com Alckmin e Kassab no mesmo palanque no segundo turno. Para ele, os candidatos seguirão a decisão partidária. "As pessoas não são maiores que os partidos", afirmou.