postado em 01/10/2008 21:03
Na reta final das eleições crescem as chances de que a disputa pela prefeitura de Recife (PE) seja decidia ainda no primeiro turno, com a vitória de João da Costa (PT). De acordo com pesquisa Datafolha, se a eleição fosse hoje o petista teria 46% dos votos contra 22% do segundo colocado, Mendonça Filho (DEM).
Logo atrás, aparecem os candidatos Raul Henry, com 11% das intenções de voto, e Carlos Eduardo Cadoca (PSC), com 8%. Os candidatos Edilson Silva (P-SOL) e Kátia Telles (PSTU) alcançam 1%, cada. Roberto Numeriano (PCB) não teve seu nome citado na pesquisa, realizada entre os dias 29 e 30 de setembro, e divulgada hoje (1º). Ao todo, foram ouvidos 1.007 eleitores na cidade do Recife a partir dos 16 anos de idade. A margem de erro máxima, para o total da amostra, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Segundo o Datafolha, a possibilidade de que a disputa acabe já no domingo (5) aumenta quando são considerados apenas os votos válidos. Nesse caso, João da Costa atinge 52% das intenções de votos, contra os 25% de Mendonça (DEM), 13% de Raul e 9% de Cadoca.
O cálculo por votos válidos exclui brancos, nulos e indecisos, e é com base nesse sistema que a Justiça Eleitoral divulga o resultado oficial da eleição. Para o cálculo destes votos, o Datafolha excluiu da amostra, além dos votos brancos e nulos, os eleitores que se declararam indecisos.