postado em 02/10/2008 09:16
Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve ontem decisão que proíbe o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), de aparecer na propaganda eleitoral gratuita do candidato à prefeitura de Belo Horizonte Márcio Lacerda (PSB), mas liberou o tucano a apoiar o aliado em caso de segundo turno. Na prática, o governador, que ficou impedido de participar do último dia de propaganda em bloco, encerrada ontem, também não poderá participar de possíveis inserções do candidato na programação de rádio e TV, que terminam hoje.Reunidos, os ministros do TSE concordaram com Felix Fischer, o relator no caso do recurso proposto pela candidata Jô Moraes (PCdoB). Fischer concedera uma liminar a ela, determinando que o tucano deixasse de aparecer no programa de Lacerda.
Ontem, os demais integrantes do TSE mantiveram a decisão de Fischer. Eles ressaltaram que a Lei das Eleições (Lei 9.504/97) não permite a participação de Aécio Neves porque o partido dele não faz parte da coligação de Lacerda. A decisão não impede que o governador tucano empreste imagem ou voz para apoiar o aliado se houver segundo turno. Neste caso, a legislação eleitoral prevê que ele pode participar da propaganda de Lacerda.
DESPEDIDA EM MINAS
O ex-banqueiro Gilberto de Andrade Faria, de 85 anos, morreu ontem em Belo Horizonte, vítima de insuficiência respiratória provocada por pneumonia. Fundador do Banco Bandeirantes, ex-deputado federal, Faria era casado com Inês Maria Neves, mãe do governador Aécio Neves. O enterro foi ontem mesmo, no Cemitério do Bonfim, em Belo Horizonte. Segundo o governador, ;Gilberto teve papel muito importante em uma fase pujante da economia mineira. Um empresário de enorme sucesso;.