postado em 02/10/2008 14:37
Os eleitores de Pacaraima (RR) vão às urnas em um pleito municipal pela terceira vez no próximo domingo (5/10). Instalado em 1997, o município de 8.640 habitantes tem 5.258 eleitores. A disputa pela prefeitura tem três candidatos, entre eles o atual prefeito, Paulo Cesar Quartiero (DEM), que enfrentará Altemir Campos (PSDB) e Aluisio Sena (PHS).
Localizado entre as terras indígenas São Marcos e Raposa Serra do Sol, a questão fundiária é um dos temas centrais do cenário político local. Por causa da demarcação das reservas, a maior parte das terras do município é de propriedade da União, o que impede, por exemplo, a titulação de propriedades e a cobrança de tributos sobre as áreas.
Os três candidatos são contrários à homologação contínua da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, que deve ser julgada pelo Supremo Tribunal Federal até o fim do ano. A principal argumentação é que a permanência exclusiva de indígenas na área, com conseqüente retirada de grandes agricultores do interior da reserva quebraria a economia local, que tem a produção de arroz como um dos pilares.
Além da agricultura, a economia da cidade é baseada no comércio, que concentra a maior parte dos empregos formais e informais. Na fronteira com a Venezuela, o município atrai visitantes e compradores da região. Investimentos em infra-estrutura urbana e melhoria dos serviços de saúde também estão entre as demandas da população do município.
O eleitorado está dividido em 23 seções eleitorais, reunidas em oito locais de votação. Um deles está localizado no interior da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, na Vila Surumu, distrito do município e área de maior tensão entre os indígenas favoráveis e contrários à homologação contínua da reserva.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do estado, Pacaraima vai receber reforço policial no domingo (5/10), dia do pleito. Além de policiais civis e militares, o município é um dos cinco do estado em que a Polícia Federal atuará no dia da eleições.