postado em 02/10/2008 15:09
Torcedor do Santos, o candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, Geraldo Alckmin, apostou hoje em uma metáfora futebolística para falar de sua esperança de ir para o segundo turno, mesmo estando oito pontos atrás do prefeito e candidato à reeleição pela "São Paulo no Rumo Certo" (DEM-PR-PMDB-PRP-PV-PSC), Gilberto Kassab, conforme revelou a pesquisa Datafolha. Alckmin fez um paralelo entre a disputa eleitoral e o jogo de ontem à noite entre o Palmeiras e o Sport Áncash, do Peru, pelas oitavas-de-final da Copa Sul-americana. A partida garantiu classificação do time do governador do Estado, José Serra, para a próxima fase do torneio continental. "O Palmeiras se classificou nos 43 minutos do segundo tempo. Então, também vamos chegar lá.
O candidato da coligação "São Paulo, na Melhor Direção" (PSDB-PTB-PHS-PSL-PSDC) apostou também na ajuda das crianças para ganhar votos. Em uma caminhada pelo Jardim das Rosas, na zona sul da cidade, ele foi cercado pelos pequenos e distribuiu santinhos com autógrafos. Para alguns, explicou como votar: "Geraldo, quatro, cinco."
A meninada aproveitou a atenção do candidato para reivindicar o fim das aulas aos sábados. Eles chegaram a organizar um coro gritando o nome do candidato, mas, quando Alckmin passou por uma venda com as prateleiras repletas de ovos, alguns meninos ensaiaram uma brincadeira: "Vamos jogar ovo", disseram, mas não passou de ameaça.
Questionadas pela reportagem, muitas das crianças responderam que apesar da festa que faziam, os pais votavam em Marta Suplicy - "Uma Nova Atitude para São Paulo" (PT-PCdoB-PDT-PTN-PRB-PSB). O tucano, porém, pareceu não se importar com a preferência dos adultos e apelou para a ajuda da garotada. "A criançada vai ajudar. Muitos pais levam os filhos para votar e quem digita o número do candidato é a criança. Ela não tem título de eleitor, mas é quem comanda o voto," argumento.