postado em 03/10/2008 17:32
Os dois nomes que devem disputar o segundo turno da capital baiana, na expectativa do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), devem ser conhecidos por volta das 19h do domingo (5/10), duas horas depois do final da votação. De acordo com a assessoria de imprensa do TRE-BA, os dados de todas as sessões serão transmitidos online, diretamente do local da votação.
Na capital não temos nenhum ponto onde é preciso fazer a transmissão de dados por meio de disquete, desta forma, esperamos já conhecer os dois candidatos do segundo turno por volta das 19 horas, explicou a assessora Cezaltina Lelis.
A existência de um segundo turno na capital baiana é dado como certo. O candidato do DEM, Antônio Carlos Magalhães Neto, lidera as pesquisas mas com uma vantagem pequena sobre os dois candidatos praticamente empatados no segundo lugar: Walter Pinheiro (PT) e o atual prefeito da capital, João Henrique, que busca a reeleição pelo PMDB.
A totalização de todo estado da Bahia deve ser finalizada em cinco horas, tempo máximo que o TRE-BA calcula para a chegada de disquetes com os dados da votação de municípios mais distantes da capital e que não possuem condições de realizar a transmissão via satélite.
A expectativa da Justiça Eleitoral da Bahia é finalizar a totalização de todos os municípios do estado até as 22h, prazo muito mais curto que o utilizado nas últimas eleições municipais
Em oito pontos mais difíceis de comunicação os dados serão transmitidos via satélite. Esses eram os pontos de mais difícil acesso devido a estradas em má conservação, rios e montanhas, destacou Lelis. Em Salvador funcionarão 4.263 eleitorais distribuídas em 603 locais de votação. No inteiror existem 27.494 em 9.250 locais de votação.