postado em 03/10/2008 20:10
Algumas urnas que serão usadas nas eleições do Rio de Janeiro já foram retiradas dos pólos eleitorais e levadas para locais de armazenamento mais próximos das seções de votação. O trabalho começou na última terça-feira (30). No entanto, mais de 90% das urnas eletrônicas que serão usadas domingo (5) no estado só devem chegar às zonas eleitorais amanhã (4).
Cerca de mil veículos de empresas de ônibus e da Companhia de Limpeza Urbana da Prefeitura do Rio (Comlurb) farão o transporte dos aparelhos. Garis vão ajudar na transportar as urnas, e a segurança será feita por 2 mil policiais civis, militares e federais, que vão acompanhar os ônibus em escoltas ou dentro do próprio veículo.
Ainda haverá um esquema de segurança especial para áreas controladas por traficantes ou milicianos, conforme combinado em uma reunião entre representantes da Secretaria Estadual de Segurança e do Tribunal Regional Eleitoral (TREJ), segundo informou o juiz coordenador de Pólos Eleitorais e Informática do TRE, Sérgio Luiz Ribeiro de Souza.
"Toda movimentação de urnas eletrônicas é feita com policiamento. Seja do TRE para os pólos, dos pólos para os locais de armazenamento, e dos locais de armazenamento para as seções eleitorais. E para o caminho inverso também." Ele disse que amanhã (4) haverá ônibus à disposição das zonas eleitorais e policiais acompanhando todos os veículos. "Distribuídas as urnas, por exemplo, em um colégio, ali haverá policiamento direto, até domingo", acrescentou.
Todas as zonas eleitorais receberão também urnas de contingência, para casos emergenciais em que os aparelhos apresentem defeitos. Cerca de 5 mil urnas ficarão como reservas. No estado do Rio, 600 técnicos do TRE ficarão à disposição das seções para o conserto e troca das máquinas.
O TRE alerta que, nestas eleições, é proibido o uso de celular e de qualquer outro aparelho que possa comprometer o sigilo do voto. No domingo, é proibida também a aglomeração de pessoas e veículos com material de propaganda, além de carreatas e boca-de-urna. No entanto, a manifestação política individual do eleitor por meio de adesivos, bonés e broches é permitida.
O eleitor deve comparecer ao local de votação munido de qualquer documento com foto, das 8h às 17h. Quem não souber qual é sua seção pode consultar o site www.tre-rj.gov.br ou www.tse.gov.br. O voto é obrigatório para quem tem mais de 18 anos e menos de 70, e é facultativo para os analfabetos, para quem tem entre 16 e 18 anos e para quem tem mais de 70 anos.
O eleitor que estiver fora do município onde é cadastrado deve justificar, no dia da eleição, sua ausência em qualquer local de votação. Quem não justificar nesse dia deve apresentar a justificativa em um cartório eleitoral até 4 de dezembro.