postado em 04/10/2008 16:22
As tropas federais que dão suporte s eleições municipais no Rio de Janeiro vão atuar amanhã (5), dia da eleição, de modo diferente: os 5.600 homens do Exército e Marinha ficarão a cerca de 100 metros de distância dos pontos de votação, concentrados em 258 seções eleitorais, incluindo as dos municípios da Baixada Fluminense, além de Campos dos Goytacazes, no norte do estado.
De acordo com o coronel André Luiz Novaes, porta-voz da Operação Guanabara, que teve início no dia 11 de setembro, cada local de votação, terá um efetivo de 15 a 30 militares, além dos 27 mil homens da Polícia Militar, que também estarão atuando junto s seções eleitorais.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio alertou os eleitores quanto a cuidados que devem ser observados no dia do pleito. Um dos pontos principais diz respeito proibição do uso, na cabine de votação de celular, equipamento de radiocomunicação ou qualquer outro aparelho que possa comprometer o sigilo do voto. Além disso, o TRE voltou a lembrar aos eleitores para não aceitar qualquer tipo de intimidação porque a urna é totalmente inviolável e o voto, secreto. Ninguém tem como saber em quem o eleitor votou, garante o tribunal.