postado em 05/10/2008 14:16
A movimentação dos eleitores e o trabalho de fiscalização e acompanhamento desempenhado por policiais militares na região do entorno do Distrito Federal estão dentro da normalidade. A avaliação é do tenente-coronel Wellington Rodrigues, Comandante da Polícia Militar de Goiás. Foram registradas apenas ocorrências consideradas simples, como a distribuição de material de propaganda política, mas segundo o comendante, ;nada que agrave ou afete; as eleições municipais.
;Estamos com um efetivo de aproximadamente 1.390 homens com reforço do helicóptero da Polícia Militar;, disse neste domingo (05/10) em entrevista à Rádio Nacional.
A única cidade do entorno do Distrito Federal onde foi constatada a necessidade de um pouco mais de reforço de homens foi Luziânia, mas, segundo Rodrigues, pelo tamanho da cidade.
Já que por lei a prisão de eleitores ou mesmo de candidatos durante a votação é proibida, salvo em flagrante, o comandante disse que o trabalho dos Policiais Militares no entorno tem como base a prevenção.
;Se houver algum fato que realmente fuja muito da normalidade, aí sim, sendo em flagrante, a gente tem que efetuar essa detenção e levá-lo à presença do Judiciário para que tome as devidas providências;, explicou.