postado em 05/10/2008 15:04
Tradicionais aliados políticos no Ceará, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) e o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) votaram no final da manhã deste domingo (05/10) em locais distintos, em Fortaleza. Os dois creditaram o fraco desempenho da senadora Patrícia Saboya, candidata a prefeita pela coligação "Fortaleza em Movimento" (PTB-PSDB-PDT), nas pesquisas que antecederam a votação, ao trabalho de marketing feito pela candidata do PT, a prefeita Luizianne Lins.
Ciro, ex-marido de Patrícia, disse que o apoio do governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), à prefeita Luizianne Lins foi fundamental para captar votos para a petista. "Basta ver a dinâmica da campanha. Ela largou com 35% e na primeira semana a grande estratégia da Luizianne foi comunicar o apoio do governador Cid e aliança dela, natural pelo partido a que ela pertence, com o presidente Lula. E isso fez com que ela subisse na primeira semana sete pontos", avaliou Ciro.
Para o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), estas eleições mostraram que a reforma política é indispensável. "Infelizmente, a noção de partido político foi por água abaixo. Foi destruída e isso é muito ruim para a democracia. Não existe partido político. Você vê PC do B com Partido Liberal; você vê PT com PSDB. Você vê de tudo", criticou. Apesar de votar no mesmo local que a senadora Patrícia Saboya, Ciro não acompanhou a candidata, que compareceu ao lado dos três filhos do casal e da menina Beatriz, que ela adotou. Ciro chegou quase uma hora depois, sozinho. Em entrevista, ele admitiu que uma derrota dela é encarada como uma derrota pessoal dele.