postado em 05/10/2008 16:24
São Paulo - O ex-governador paulista Cláudio Lembo, líder político de maior tradição do DEM no estado, criticou na manhã deste domingo (05/10) a postura do ex-governador e candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo, Geraldo Alckmin. Segundo ele, o tucano errou ao lançar-se na disputa municipal este ano.
"Ele não podia ter se colocado contra um prefeito (o também democrata Gilberto Kassab) que ia muito bem e que, pelo instituto da reeleição, deveria se manter no cargo. E é isso o que o povo vai acabar decidindo nas urnas. Portanto, eu devo dizer agora, até com muito respeito, que o governador Geraldo Alckmin errou", resumiu o democrata.
A declaração foi feita na porta do Colégio Santa Cruz, no Alto de Pinheiros, zona oeste da capital paulista, onde Lembo acompanhou o voto do prefeito e candidato à reeleição, Gilberto Kassab, por volta das 10h40 da manhã deste domingo (05/10).
O Futuro de Alckmin
Quando a reportagem perguntou a opinião dele sobre o futuro de Alckmin, caso as pesquisas de intenção de voto se confirmem e o deixem de fora do segundo turno, o ex-governador comentou: "Eu diria que o futuro político dele é uma questão complexa, porque depende da subjetividade dele e de nós, os paulistanos, os brasileiros de São Paulo, que vamos analisar o que deve acontecer com sua vida política."
Cláudio Lembo era vice-governador na gestão do então governador paulista, Geraldo Alckmin, graças à parceria PSDB/DEM. Em meados de 2006, ao mesmo tempo em que o então prefeito José Serra (PSDB) deixava o comando da cidade nas mãos de Gilberto Kassab (DEM), Alckmin passava o bastão no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo, para Lembo, que acabaria assumindo o gerenciamento da maior crise já enfrentada nas forças de segurança do estado, em razão de uma onda de violência deflagrada por uma facção criminosa.
Apesar de terem sido aliados e antigos parceiros, o ex-governador Lembo demonstrou imparcialidade e distanciamento ao referir-se a Alckmin: Ele não comentou a postura do atual governador paulista, Serra, que apóia oficialmente o candidato tucano na corrida pela prefeitura da capital, mas manteve-se praticamente ausente da campanha. Preferiu falar de sua própria postura em relação ao candidato Kassab.
"Sou democrata, no sentido partidário da palavra, e tinha que apoiar meu companheiro de partido , ainda porque, devo o fato de ter sido governador de São Paulo ao Kassab. Ele é um grande articulador, um homem de grande visão política e, portanto, era uma questão não só de gratidão como também de solidariedade partidária.", disse Lembo.
Questionado sobre o ex-governador Alckmin, o democrata foi econômico nas palavras: "Que ele seja feliz. Que ele fique eventualmente na vida pública e que analise com bastante tranqüilidade sua projeção para o futuro. É o que tenho a dizer."