postado em 05/10/2008 16:27
São Paulo ; O ex-governador e candidato do PSDB à prefeitura da capital paulista, Geraldo Alckmin, encerrou sua maratona em busca de votos às 14h10 deste domingo (05/10), quando voltou para sua residência, um apartamento em um condomínio no bairro do Morumbi, na zona sul. Ele acompanha o término do período de votação em casa, ao lado de sua família. Após o fechamento das urnas, o candidato é esperado em um espaço de eventos no bairro da Liberdade, na região central.
Alckmin votou por volta das 10h50 no Colégio Santo Américo, também no Morumbi. Ele chegou caminhando ao lado da mulher, dona Lu, e de toda a sua família. Também acompanharam o voto do ex-governador os deputados José Aníbal, líder do PSDB na Câmara Federal, e Edson Aparecido, coordenador da campanha tucana na cidade, além do senador Romeu Tuma (PTB) e do candidato a vice na chapa, deputado estadual Campos Machado (PTB).
Ainda firme no discurso de confiança na virada nas urnas, o candidato fez o V de vitória ao depositar seu voto e evitou falar em derrota ou no resultado das últimas pesquisas de intenção de voto, que indicam o embate entre Marta Suplicy (PT) e Gilberto Kassab (DEM) na próxima fase da campanha. "O resultado das urnas é o que vale", disse Alckmin. Questionado sobre o cenário e a aliança PSDB/DEM, o candidato voltou a dizer que "vai querer o apoio de todos" no segundo turno.
Depois de conceder uma rápida entrevista coletiva na quadra de esportes do colégio, Alckmin seguiu em carreata até a favela de Paraisópolis, a segunda maior da cidade, na zona sul. Ele acenou para eleitores e, sob uma garoa fina, desceu do carro em uma padaria comunitária para tomar um cafezinho. Da favela, o ex-governador seguiu para a porta do Colégio Instituto Mackenzie, maior local de votação da cidade, onde votam mais de 20 mil paulistanos.
Ali, Alckmin permaneceu por menos de meia hora. Ele apertou a mão e acenou para vários eleitores antes de parar para fazer o último lanche de campanha do primeiro turno: pastel com refrigerante, em uma barraca de camelô instalada em frente ao Mackenzie.