postado em 05/10/2008 18:35
FORTALEZA ; Com 529.828 votos apurados na capital cearense, a candidata do PT, Luizianne Lins, que disputa a reeleição, estava com na frente dos demais candidatos, com 49,70% dos votos válidos. Moroni Torgan tinha 25,13% e Patrícia Saboya (PDT), com 15,40%. Os demais candidatos tinham 8,78%. Com este resultado, ainda há chances de um segundo turno.
A pesquisa de boca de urna feita pelo Ibope entre 4 mil eleitores, apontou Luizianne Lins reeleita em primeiro turno. Ela apareceu com 53% dos votos válidos, contra 25% de Moroni Torgan (DEM) e 15% da senadora Patrícia Saboya (PDT). Se os resultados da amostragem for o mesmo das urnas, não haverá segundo turno na capital cearense.
Os três principais candidatos votaram pela manhã em locais diferentes. Luizianne chegou por volta de 11h30 à Assembléia Legislativa, onde sua presença causou grande confusão por causa da presença de grande número de jornalistas e militantes. A juíza eleitoral que estava no local pediu que fosse dar entrevista fora do prédio por estar atrapalhando os eleitores. Meia hora antes, a poucos metros dali, Patrícia Saboya também votou ao lado dos três filhos, mas sem a companhia do deputado Ciro Gomes (PSB), que foi ao Colégio Santo Inácio 20 minutos depois da ex-mulher. Torgan votou em uma escola pública no bairro portuário de Serviluz.
As eleições em Fortaleza ocorreram com tranqüilidade, apesar de a lei seca, determinada um dia antes pela Secretaria de Segurança Pública, não ter sido respeitada em diversos pontos da cidade, principalmente em bares próximos às praias. O movimento nas sessões eleitorais foi mais intenso pela manhã, quando a maioria dos eleitores compareceu às urnas. A orla, tradicionalmente lotada nos dias de sol, como ontem, estava vazia e apenas alguns turistas transitavam pelos calçadões. Nas ruas, poucos militantes, que procuraram se agrupar nos locais de votação dos candidatos. Onde votou Patrícia Sabóya, a ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luiza Fontenele distribuía panfletos pedindo que os eleitores não votassem mais nas eleições.
A pesquisa do Ibope foi encomendada pela TV Verdes Mares (afiliada à TV Globo) e foi registrada na Justiça Eleitoral com o número 112948/2008. A margem de erro é de dois pontos percentuais. Quatro mil pessoas foram entrevistadas pelo Ibope.