postado em 05/10/2008 23:13
FORTALEZA ; A candidata do PT, Luizianne Lins, foi reeleita com 593.778 votos, o equivalente a 50,16% dos votos válidos. Moroni Torgan (DEM) teve 25%, o que corresponde a 295.921 votos e Patrícia Saboya (PDT), com 15,47%, ou 183.136 votos. O quarto lugar ficou com Renato Roseno (PSol) com 5,67%. Os demais candidatos tinham menos de 7%. A apuração terminou às 22h44 e só fecvhou com atraso por causa de uma urna que apresentou problemas.
Luizianne é guardada neste momento por centenas de correligionários na porta do Tribunal Regional Eleitoral (TER), onde se encontra neste momento. O PT pretende comemorar a reeleição da prefeira em uma festa no bairro de Benfica, onde fica o comitê central da candidata.
Em entrevista coletiva realizada neste momento, Luizianne está falando que pode mudar seu secretariado a partir de janeiro, quando começa seu novo mandato."Quem não está dando certo vai sair, mas quem estiver bem, vai ficar. Mas vamos mudar, sim", diz ela.
Luizianne também ganhou maioria na Câmara dos Vereadores, agora composta por eleitos por sua coligação. O PT, seu partido, também conseguiu eleger prefeitos em diversas cidades importantes do estado, onde o senador Tasso Jeiressatti (PSDB-CE) dominava.
Os primeiros números da apuração causaram expectativa nos correligionários de Luizianne, já que a soma dos votos válidos de todos os candidatos ultrapassavam 50%, o que garantiria o segundo turno. Porém, a partir da metade da contagem de votos, a prefeita aumentou em mais da metade dos votos, mantendo a performance até pouco antes do final da apuraçãAs eleições em Fortaleza ocorreram com tranqüilidade, apesar de a lei seca, determinada um dia antes pela Secretaria de Segurança Pública, não ter sido respeitada em diversos pontos da cidade, principalmente em bares próximos às praias. O movimento nas sessões eleitorais foi mais intenso pela manhã, quando a maioria dos eleitores compareceu às urnas.
A orla, tradicionalmente lotada nos dias de sol, como ontem, estava vazia e apenas alguns turistas transitavam pelos calçadões. Nas ruas, poucos militantes, que procuraram se agrupar nos locais de votação dos candidatos. Onde votou Patrícia Sabóya, a ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luiza Fontenele distribuía panfletos pedindo que os eleitores não votassem mais nas eleições.
A pesquisa do Ibope foi encomendada pela TV Verdes Mares (afiliada à TV Globo) e foi registrada na Justiça Eleitoral com o número 112948/2008. A margem de erro é de dois pontos percentuais. Quatro mil pessoas foram entrevistadas pelo Ibope.