postado em 06/10/2008 16:42
Pelo menos cinco toneladas de material de campanha distribuído irregularmente neste domingo (5) foram apreendidos no Rio de Janeiro pelas equipes de fiscalização de propaganda do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). De acordo com o chefe da fiscalização, Fernando Santa Brígida, a quantidade de material apreendido pode ser ainda maior, depois de apresentado o resultado do trabalho.
"Em um município como o Rio de Janeiro, que tem 4,5 milhões de eleitores e cerca de 1,5 milhão de pessoas sem voto definido até o dia da eleição, muitos candidatos procuram exatamente esses votos indecisos. É uma questão crucial para eles ter seu nome exposto no dia da eleição;, disse.
Fernando Santa Brígida informou que os bairros que concentraram o maior volume de ocorrências de boca-de-urna, com distribuição de panfletos, foram Campo Grande, Santa Cruz e Jacarepaguá, na zona oeste.
Segundo o chefe da fiscalização, o esquema será mantido para o segundo turno. Embora o número de candidatos seja menor, Fernando Santa Brígida acredita que o trabalho também vai exigir esforço das equipes.
Neste domingo, dez equipes de fiscalização atuaram no município do Rio de Janeiro. De acordo com o TRE, os candidatos donos do material distribuído irregularmente serão notificados pelo órgão.