postado em 06/10/2008 20:56
O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgou hoje (6) a relação de candidatos às eleições municipais em Foz do Iguaçu, multados em R$ 5 mil cada, por desrespeito à legislação ambiental. De acordo com a assessoria, desde a última quinta-feira (2), o IAP avisou aos partidos que autuaria candidatos que sujassem as ruas da cidade com santinhos, por entender que eles devem servir de exemplo aos cidadãos, por serem pessoas que pretendem ocupar cargos públicos.
Entre os 190 candidatos a vereador em Foz do Iguaçu, onze receberam multas - Julio Romano (PSDB), Dario Moraes (P-SOL), Professor Natalino (PRB), Luis Cláudio (PT), Flávio Nakad (PMDB), Celso Rios (PDP), Olírio Rives (PP), Laura Samuel (PRB), Faé (PSB), Gentil (PSC) e Cantor (PSDB).
Em Maringá, sete candidatos - dois a prefeito a cinco a vereador - foram advertidos pelo IAP e pela Justiça Eleitoral por poluírem com santinhos as ruas da cidade. De acordo com a assessoria, a advertência também convocou os infratores a recolher o material e descartá-lo corretamente, encaminhando à reciclagem, por exemplo.
Foram advertidos os candidatos Silvio Barros (PP) e Enio Verri (PT), que disputavam a prefeitura, e os candidatos a vereador Airton Carlos Schiavoni (PRP), Sebastião da Silva (PT), Osafa Pereira da Cruz (PP), Luiz Carlos Pedro de Macedo (PMDB) e José Camilo de Araújo (PP).
Só Maringá, na última eleição, gerou 36 toneladas de lixo, entre papel e plástico, principalmente. Este ano, segundo a assessoria, não foi divulgado o total, mas a cidade está limpa graças à iniciativa de multar candidatos, coligações e partidos que descartarem incorretamente materiais de campanhas, uma atitude inédita que pode ser estendida para todos os municípios nas próximas eleições.