postado em 07/10/2008 15:39
O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Carlos Ayres Britto, autorizou nesta segunda-feira a permanência das tropas federais por mais cinco dias no município de Benedito Leite (MA).
No local, a eleição foi cancelada depois que diversas urnas foram queimadas no domingo. O novo pleito está marcado para o próximo dia 26 de outubro, mesma data em que acontece o segundo turno em outros municípios.
Segundo o tribunal, no domingo, dia da eleição, cerca de 600 pessoas incendiaram urnas e mantiveram presos o juiz local e seu filho. Na cidade, estavam presentes 11 agentes do Exército e 10 policiais militares, que conseguiram resgatar o juiz e a criança.
O motivo do protesto seria o cancelamento de títulos, depois do processo de revisão eleitoral ocorrido no município, em 2007.
O TSE também autorizou o envio de tropas federais para o município de Penalva (MA), para acompanhar a apuração, já que mais de 2.000 pessoas teriam se concentrado na frente do fórum, "causando um clima de extrema tensão".
Já no município de Anajás (PA), o tribunal deferiu o pedido do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Pará, para que as tropas federais permaneçam até hoje, para a garantia da segurança e da ordem pública.