postado em 09/10/2008 18:47
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca domingo (12) para viagem de seis dias à Espanha, Índia e Moçambique. Um dos compromissos será uma reunião com o primeiro-ministro da Espanha, José Luis Zapatero, para discutir um acordo entre Mercosul e União Européia.
De acordo com o porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach,o presidente Lula entende que acordos entre blocos econômicos podem servir para reduzir os prejuízos da atual crise financeira internacional. ;A conclusão de acordos desse tipo é sempre benéfica, sobretudo em momentos de crise em que é necessário usar todas as oportunidades para incrementar o comércio;, disse Baumbach.
Lula irá a Toledo, na Espanha, onde se encontrará com Zapatero, para receber o 1º Prêmio Internacional Don Quixote de La Mancha, concedido a personalidades e instituições que estimularam a difusão da língua espanhola. O presidente brasileiro foi escolhido por ter incluído o ensino do espanhol no currículo das escolas.
Depois, Lula segue para Nova Délhi, na Índia, para participar da 3ª Cúpula do Ibas ; grupo formado por Índia, Brasil e África do Sul. Serão firmados nove acordos para aprofundar a cooperação trilateral nas áreas de meio ambiente, turismo, ciência e tecnologia, transporte marítimo e aviação civil.
Já em Maputo, capital de Moçambique, o presidente inaugurará escritório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no setor de retrovirais, fábrica de bolas e também uma unidade móvel do Serviço Social da Indústria (Sesi) direcionada à culinária moçambicana.
A produção de biocombustíveis e operações de crédito e financiamento também integram a pauta de negociações do presidente brasileiro com o governo de Armando Emílio Guebuza.