postado em 22/10/2008 09:02
O segundo turno das eleições municipais em apenas duas das 604 prefeituras do Centro-Oeste será um teste para dois caciques regionais. Embora seus partidos tenham se tornado a maior força nos seus estados, o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), e o prefeito reeleito de Goiânia, Íris Resende (PMDB), buscam nas disputas de Cuiabá (MT) e Anápolis (GO) credenciais para vôos mais altos em 2010.
A disputa, entretanto, não será fácil. Na capital mato-grossense, o candidato de Blairo, Mauro Mendes, chegou ao segundo turno 21 pontos percentuais atrás do atual prefeito, o tucano Wilson Santos. Mendes teve na primeira etapa 78.415 votos contra 141.327 do seu adversário ; uma diferença de 62.912 votos.
A capital é crucial para o cacife político de Blairo ; que tempos atrás foi cotado como candidato a presidente da República pelo PR. Em 2004, o ex-PL, hoje PR, conquistou 12 das 141 prefeituras do estado. Na atual eleição, o partido do governador venceu 32 prefeituras, mas os candidatos dele perderam em Rondonópolis e Sorriso, duas importantes cidades do estado. A consagração de Blairo poderia vir com a vitória em Cuiabá.
Outro político que pode elevar seu cacife nestas eleições é o peemedebista Íris Resende, prefeito reeleito de Goiânia. Duas vezes governador de Goiás, senador e ministro dos governos Sarney e Fernando Henrique Cardoso, Íris amargou nos últimos 10 anos três derrotas eleitorais.
A reeleição de Íris veio conjugada com o crescimento do PMDB no estado. A legenda pulou de 48 prefeituras eleitas em 2004 para 57, este ano. O partido elegeu, no primeiro turno, os administradores das duas maiores cidades: a capital, com Íris, e Aparecida de Goiás, com o ex-governador Maguito Vilela.
A única das 246 cidades goianas em que ocorrerá segundo turno, Anápolis poderia coroar a liderança dos peemedebistas ; e fortalecer eventual candidatura de Íris ao governo estadual em 2010. Na disputa em Anápolis, terceiro maior município goiano, a ex-deputada estadual Onaide Santillo (PMDB), mulher do ex-prefeito Adhemar Santillo, finalizou o primeiro turno 21 pontos percentuais atrás do adversário, o vereador Antonio Roberto Gomide (PT).