postado em 29/10/2008 14:51
O PT recuou e decidiu apoiar sem contrapartidas a candidatura do deputado Michel Temer (PMDB-SP) à Presidência da Câmara. O PT vinha condicionando o apoio à candidatura Temer ao do PMDB à eleição de um petista para a presidência do Senado. A notícia foi dada ao próprio Temer ontem à noite pelo presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), durante um jantar na casa do líder do PR na Câmara, Luciano Castro (RR).
Até ontem, Berzoini e as bancadas petistas na Câmara e Senado insistiam em trocar o apoio a Temer pelo apoio do PMDB à eleição do senador Tião Viana (PT-AC) para a presidência do Senado. O recuo do PT tem uma razão concreta: o PMDB da Câmara se rebelou e ameaçou romper a coalizão que dá estabilidade ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva na Câmara. "O comunicado do Berzoini me deixa mais tranqüilo porque estava muito preocupado com a repercussão da quebra do acordo na governabilidade", disse na tarde desta quarta-feira (29/10) o deputado Eunício Oliveira (PMDB-CE).
Ao mesmo tempo em que os líderes da Câmara se reuniam em torno de Michel, a bancada no Senado participava de jantar na casa do senador Eduardo Suplicy em que ficou decidido o lançamento oficial da candidatura de Tião Viana à presidência do Senado, que agora será negociada aos partidos da base aliada no Senado.