postado em 29/10/2008 17:46
Os corredores da Câmara e do Senado se transformaram nesta quarta-feira (29/10) em ponto de encontro dos candidatos que disputaram as principais prefeituras do país nas eleições encerradas no último domingo. Com o fim das campanhas, candidatos derrotados retomaram suas atividades no Legislativo com a promessa de cobrar dos eleitos as promessas firmadas ao longo dos últimos meses.
Os eleitos realizaram uma "romaria" em gabinetes de parlamentares e do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva em busca de recursos e apoio para os mandatos. O ex-deputado Eduardo Paes (PMDB), prefeito eleito do Rio de Janeiro, percorreu os corredores do Congresso e se reuniu com Lula ao lado do governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ). O prefeito foi recebido com festa pela bancada do Estado na Câmara em uma sala das comissões permanentes da Casa. Os dois pediram aos deputados do Rio o apoio da bancada para a liberação de emendas parlamentares do Estado no Orçamento de 2008.
Sentado na segunda fila da comissão, o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) acompanhou os pedidos à distância. Alencar disputou a Prefeitura do Rio com Paes no primeiro turno, mas não recebeu votos suficientes para prosseguir na disputa. O prefeito eleito, numa referência ao colega, disse que Alencar foi um "adversário leal, correto e decente" durante o processo eleitoral. Alencar não respondeu aos elogios de Paes, mas revelou ao deixar a comissão que pretende cobrar de Paes o cumprimento das 85 promessas firmadas pelo candidato durante a campanha. "Volto para cumprir o meu dever de parlamentar. Espero que ele cumpra as promessas que prometeu na campanha e se afaste de alguns apoiadores", disse Alencar à reportagem.
Paes também se deparou com a deputada Maria do Rosário (PT-RS), candidata derrotada à Prefeitura de Porto Alegre (RS) no último domingo. Em uma rápida conversa no corredor, a deputada desejou sorte ao colega eleito. A prefeita eleita de Natal, Micarla de Sousa (PV), se reuniu com lideranças do DEM depois de receber o apoio do partido no Estado. O senador José Agripino (DEM-RN), um dos principais aliados de Micarla durante a campanha, recebeu a prefeita eleita em seu gabinete --com o objetivo de fortalecer politicamente a prefeita eleita.
O deputado Walter Pinheiro (PT-BA), derrotado no segundo turno para a Prefeitura de Salvador (BA), também retomou as atividades parlamentares disposto a intensificar os trabalhos para viabilizar no Legislativo projetos do Estado.