postado em 30/10/2008 15:53
O ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) questionou em nota publicada no seu blog a pretensão do PMDB de acumular as presidências da Câmara dos Deputados e o Senado Federal. Após eleger o maior número de prefeitos nas eleições municipais, líderes do PMDB passaram a articular candidaturas para as presidências das duas Casas. Essa estratégia desagradou ao PT, que quer emplacar Tião Viana (PT-AC) na presidência do Senado.
"As razões do PMDB a própria razão desconhece, já que não é crível que mágoas e ressentimentos sejam suficientes para que o partido não apóie a razoável pretensão do PT --o PMDB preside a Câmara e o PT o Senado", diz Dirceu em seu blog. "Então, a pergunta que deve ser feita é a seguinte: o que pretende o PMDB com essa ação concentradora de poder, não recomendável na República?".
Na nota, Dirceu afirma que a movimentação do PMDB para presidir as duas Casas começa a ficar clara. "Aos poucos vai ficando claro que o PMDB se move para eleger os presidentes das duas Casas, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, deixando o PT com grandes bancadas em ambas numa posição subalterna.".
Dirceu defende o nome de Tião Viana para presidir o Senado. "Senador do PT do Acre que tem todos os títulos para ocupar o cargo e exercer a função com dignidade e autoridade tão necessárias no Senado da República."