postado em 31/10/2008 13:50
O prefeito eleito de Belo Horizonte (MG), Márcio Lacerda, é a nova estrela do PSB. Responsável pela vitória do partido em um dos principais colégios eleitorais do país, o empresário deixou de ser um recém-filiado da legenda para assumir lugar de destaque. A prova da mudança da mudança de "casta" ocorreu ontem durante a reunião do PSB para analisar os resultados das eleições municipais.
Na reunião, Lacerda ganhou um aparato de assessores e colegas de partidos que passaram a guiá-lo na sede do PSB, localizado em um andar inteiro de um prédio comercial na Asa Norte, em Brasília.
Dos nomes de peso do partido, apenas o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, participou da reunião realizada em Brasília, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) não compareceu ao encontro. Porém, as atenções se voltaram para Lacerda, segundo os participantes da reunião.
Simpático, o prefeito eleito deu atenção a todos, cumprimentou cada um, sem fazer diferença de tratamento nem demonstrar superioridade. Viu-se obrigado a deixar a sala de reuniões mais de uma vez para conceder entrevistas e atender a correligionários.
Além de Belo Horizonte, o PSB conquistou outras duas prefeituras: de João Pessoa (PB) com Ricardo Coutinho, e de Boa Vista (RR) com Iradilson Sampaio. No total, o partido elegeu 312 prefeitos.
A eleição de Lacerda foi cercada de polêmicas envolvendo o PT e o PSDB. Apoiado pelo governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), e o atual prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), o nome do empresário dividiu os petistas. Para parte do PT, o partido deveria lançar candidato próprio e desvincular qualquer ligação com os tucanos. Os ministros mineiros também condenaram a parceria em torno de Lacerda tanto os petistas Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência) e Patrus Ananias (Desenvolvimento Social) como também Hélio Costa (Comunicações).
A rejeição de Costa a Lacerda provocou o lançamento do nome do peemedebista Leonardo Quintão na disputa com o empresário. Ao final, Lacerda saiu vitorioso.
Na última quarta-feira (29/10), Lacerda visitou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva --que em conversas reservadas apoiou seu nome nas eleições para a prefeitura de Belo Horizonte. Na conversa com o presidente, o prefeito eleito disse que Lula prometeu apoiar os projetos de interesse da população de Belo Horizonte.
Na visita a Lula, Lacerda foi acompanhado por Pimentel. Mas os ministros mineiros não compareceram e o vice-presidente José Alencar passou rapidamente pelo gabinete do presidente da República onde ocorria a conversa.