As servidoras públicas do Governo do Distrito Federal (GDF) receberam uma boa notícia nesta quinta-feira (27/11). Foi aprovado em primeiro turno na Câmara Legislativa do Distrito Federal a ampliação da licença-maternidade das servidoras locais para 180 dias. O texto aprovado é um substitutivo da proposta inicial e estende a ampliação do benefício também para servidoras comissionadas.
O segundo turno da matéria deve ser apreciado na próxima terça-feira (02/12). O novo benefício é estabelecido pelo projeto de lei complementar nº 103/2008, do Executivo, que foi aprovado por unanimidade.
Quem adotar uma criança também poderá se beneficiar da novidade. Nesse caso, a licença varia, sendo de 30 dias para adoção de crianças de quatro a oito anos e de 90 dias para pequenos de um a três anos. Já as servidores que adotarem crianças de até um ano de idade poderão contar com os 180 dias de benefício. O deputado Chico Leite (PT) sugeriu durante a sessão desta quinta-feira que a Mesa Diretora da Casa elabore uma norma interna estendendo o benefício prolongado também para as servidoras da Câmara Legislativa.