postado em 01/12/2008 09:09
São Paulo ; O vice-presidente da República, José Alencar, continua internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde se recupera desde a noite de sábado de um quadro diagnosticado como enterite ; uma espécie de inflamação no intestino delgado. Segundo boletim médico divulgado no início da tarde de ontem pela unidade, Alencar permanece em tratamento, embora já esteja melhor da crise intestinal. Até as 22h de ontem, seu quadro clínico era considerável estável.
O vice-presidente ocupa um quarto em uma ala reservada do Sírio-Libanês e está acompanhado de parentes próximos, entre eles sua mulher, dona Mariza Gomes da Silva. As visitas ficaram restritas à família durante todo o domingo, por determinação da equipe responsável pelo tratamento, formada pelos médicos Paulo Hoff, Roberto Kalil Filho, Marcel Cerqueira César Machado e Raul Cutait. Ainda não há previsão de alta.
Dores fortes
José Alencar precisou ser internado às pressas no fim da tarde de sábado depois de sentir fortes dores abdominais enquanto participava de um evento em Rezende (RJ). Ele enfrenta tratamentos contra o câncer desde 1997 e, ao longo dos anos, extraiu tumores no rim, no estômago e na próstata. Em 2006, submeteu-se a uma cirurgia para remoção de três tumores na região abdominal. Neste ano, Alencar voltou a ser internado para tratamento do câncer. O vice-presidente é acompanhado regularmente pela equipe do Sírio-Libanês. Neste final de semana, os médicos que o assistem não se pronunciaram oficialmente sobre as causas da enterite e o tratamento adotado para combatê-la.
Nos últimos meses, Alencar deu demonstrações de coragem ao enfrentar o tratamento publicamente, sem se afastar do trabalho. Na semana passada, ele foi ao Rio para participar das celebrações do Dia Nacional do Câncer.