postado em 02/12/2008 09:52
Em reunião da coordenação política, nesta segunda-feira (01/12), o governo reagiu a críticas lideradas pelo PSDB a empréstimos feitos pela Petrobras no Banco do Brasil e na Caixa. Irritado com discurso de que a estatal enfrenta problemas de gestão, o presidente Lula disse, segundo fontes do Planalto, que a oposição está apelando para o terrorismo ao avaliar a conjuntura econômica atual e que cria factóides para disseminar pânico na sociedade.
Durante o encontro, os ministros que integram a coordenação, Luiz Dulci (Secretaria Geral), Franklin Martins (Comunicação), Dilma Rousseff (Casa Civil), Tarso Genro (Justiça), José Múcio Monteiro (Relações Institucionais) e Paulo Bernardo (Planejamento), negaram que a Petrobras enfrenta problemas. Segundo o grupo, ao criticar a administração da estatal, a oposição estaria assustada com a competência do governo Lula em gerenciar a crise.
Reportagem publicada na sexta mostrou que a Petrobras fez uma operação de R$ 750,99 milhões com o Banco do Brasil. Mas o banco não se manifestou sobre o assunto na ocasião. Além disso, a estatal já havia tomado R$ 2,022 bilhões na Caixa Econômica Federal.