Politica

Marcos Valério pode deixar a prisão na terça-feira

;

postado em 14/12/2008 08:14
Estão nas mãos do Tribunal Regional Federal (TRF) da 3; Região os destinos do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza e seu sócio Rogério Tolentino. Os dois podem ser soltos na próxima terça-feira (16/12), quando a Corte julga mais um habeas corpus para libertá-los da prisão, onde se encontram desde o início de outubro, depois da realização da Operação Avalanche. Marcos Valério experimenta seu maior temor, que é a prisão. E isso está se refletindo no Palácio do Planalto, que também se preocupa com o rumo que o caso do empresário poderá tomar. Se não sair até a próxima semana da Penitenciária de Tremembé (SP), onde se encontra atualmente, ele terá que esperar por uma decisão judicial só próximo ano.

O Palácio do Planalto já recebeu sinalizações de que Marcos Valério está insatisfeito na prisão. A amigos, ele confessou que essa era umade suas preocupações, uma experiência que não havia tido nem durante as investigações do mensalão. Na época, a Polícia Federal chegou a pedir sua prisão, negada pela Justiça. O empresário acabou detido na Operação Avalanche, acusado de espionagem em favor de uma cervejaria. A expectativa era de que Marcos Valério permanecesse cinco dias na cadeia, mas a PF estendeu o prazo, pedindo a prisão preventiva, que dura até hoje.

Na Penitenciária de Tremembé, a 164 km de São Paulo, Marcos Valério e seu sócio têm se comportado como presos comuns. ;Ele está preocupado e se considerando injustiçado;, afirma o advogado Marcelo Leonardo, que defende Marcos Valério desde o mensalão. ;Mas é um preso como qualquer outro do sistema;, acrescenta. Outros advogados que trabalham na defesa estranham o fato de a Justiça paulista insistir em manter o empresário na cadeia.

Recesso
Ele teme passar os festejos de fim de ano na penitenciária, e isso poderá acontecer dependendo da decisão judicial. Na terça-feira, o TRF realiza sua última sessão ordinária antes do recesso forense. A defesa de Marcos Valério tenta mais um recurso para libertá-lo. Outros dois, no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Superior Tribunal de Justiça (STJ), foram rejeitados. No primeiro caso, uma liminar impetrada por Marcelo Leonardo foi rejeitada pelos ministros do Supremo.

;Eles usaram a súmula que indefere a liminar se não houve julgamento em primeira instância;, explica o advogado, que usou como argumento as decisões dadas em favor de Flávio Maluf e do banqueiro Edemar Cid Ferreira, ex-dono do Banco de Santos, que ganharam habeas corpus em outras ocasiões. A última tentativa será no TRF, que aguarda o pronunciamento do Ministério Público Federal em São Paulo. Procuradores devem incluir no rol de testemunhas delegados e policiais que participaram da Operação Avalanche.

A preocupação em alguns setores do governo é porque a situação só depende do Judiciário, que pode manter a prisão de Marcos Valério. Logo ele, um antigo operador político, mas que sempre manteve-se calado, mesmo diante de pressões em comissões parlamentares de inquéritos (CPIs) no Congresso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação