Politica

Leonardo Prudente deve ser eleito por unanimidade para Presidência da Câmara

;

postado em 14/12/2008 08:16
Depois de meses de negociação, a eleição para a Presidência da Câmara Legislativa ocorrerá nesta segunda-feira (15/12) em clima de consenso construído. A disputa foi encerrada na última sexta-feira (12/12) com o anúncio feito pelo governador José Roberto Arruda (DEM) de que o nome escolhido pela base governista para presidir a Casa é o deputado Leonardo Prudente (DEM), líder do governo no último ano e meio. O petista Cabo Patrício será o vice-presidente.

A votação de segunda (15/12) deverá ser unânime entre os 24 deputados distritais. Por trás da aparente tranqüilidade, no entanto, há um processo de cicatrização, ainda não concluído, de um embate duro que rachou a base de sustentação do governo na Câmara. A disputa começou há mais de um ano, quando um grupo de parlamentares apresentou e conseguiu aprovar em primeiro turno o projeto de emenda à Lei Orgânica do Distrito Federal que permitiria a reeleição dos atuais membros da Mesa Diretora para mais dois anos de mandato. Era a condição necessária para viabilizar a recondução do atual presidente, Alírio Neto (PPS).

O grande articulador da derrota desse projeto foi justamente Leonardo Prudente, que formou um bloco de oposição à reeleição e transformou essa união contra a continuidade numa aliança em torno de seu nome para a Presidência. Um importante aliado do democrata nesse processo foi o vice-governador Paulo Octávio (DEM), que não só defendeu a escolha de um deputado de seu partido para o comando da Câmara, como também anunciou posição contrária à reeleição. ;O mérito é do Leonardo. Ele soube construir uma candidatura leve, buscando o entendimento, sem imposições;, analisou Paulo Octávio.

Discreta torcida
A candidatura de Prudente se fortaleceu nas últimas semanas, principalmente pela dificuldade de outros deputados se viabilizarem. Um dos mais fortes adversários do democrata era Raimundo Ribeiro (PSL), que contava com a discreta torcida de Arruda. Na última sexta-feira (12/12), no entanto, ao conferir que não conseguiria unir a base, ele renunciou à sua candidatura e declarou apoio a Prudente. O gesto sinalizou o resultado. Ribeiro atendeu a pedido do governador, que trabalhou na reta final para evitar a divisão dos 19 deputados da bancada governista.

Prudente já começa a fazer planos. A principal meta, segundo afirma, é melhorar a comunicação da Câmara Legislativa com a população. Ele pretende fazer pesquisas de telemarketing para aferir a popularidade de projetos em discussão na Casa, fortalecer o trabalho da ouvidoria e realizar, durante dois anos de mandato, pelo menos 20 sessões itinerantes. Outra idéia é a criação de totens com terminais de computador em vários pontos de fácil acesso à população, para que o cidadão acompanhe os trabalhos dos deputados distritais. ;O maior desafio do próximo presidente é colocar a Câmara na estatura e no patamar devidos;, avalia. ;Temos de resgatar a imagem da Casa perante a opinião pública e isso só se faz melhorando o canal de comunicação com a sociedade;, concorda o atual vice-presidente da Câmara, Paulo Tadeu (PT).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação