postado em 27/12/2008 13:42
Brasília - Prefeitos de municípios nordestinos vão discutir o aumento dos repasses de tributos recolhidos pelo governo federal para as cidades, durante encontro em João Pessoa, marcado para março de 2009.
Segundo o presidente da União Brasileira de Municípios, Leonardo Santana, após o 5º Encontro Nordestino de Prefeitos, será levada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a proposta de aumento de 15% para 25% a fatia de tributos que vão para as cidades, sendo que outros 25% ficariam com os estados e 50% com a União. ;Queremos redimensionar a quantidade de recursos que são destinadas às cidades. Hoje, os municípios têm que manter saúde, educação, lazer, saneamento básico;, afirmou Santana.
Outro tema do encontro, que poderá contar com até 1.787 prefeitos da Região Nordeste, é a implantação do projeto Zona Franca do Semi-Árido Nordestino. Segundo Santana, a idéia é interiorizar o desenvolvimento, com oferta de terras, benefícios e incentivos tributários. ;Não é lógico pensar que a transposição do Rio São Francisco vai trazer redenção total ao Nordeste. Sabemos que essa água não vai passar em todo os semi-áridos;.