postado em 02/01/2009 09:15
O deputado Leonardo Prudente (DEM) assumiu nessa quinta-feira (01/01/2009) a Presidência da Câmara Legislativa e anunciou uma meta principal para a sua administração: melhorar a comunicação entre os parlamentares e a sociedade. Ele espera conseguir nos próximos dois anos divulgar melhor o trabalho dos distritais e dividir com o Executivo os méritos pela aprovação de projetos de interesse dos cidadãos. ;Vamos fazer a nossa parte e trabalhar para que cada gesto, cada ato chegue à população;, afirmou em solenidade no plenário lotado de servidores, empresários e políticos na manhã do primeiro dia do ano.
O discurso de Prudente é um reflexo do mote de sua campanha que nos últimos meses conquistou apoios suficientes para levá-lo à Presidência. Os deputados avaliam que o desgaste da Câmara Legislativa provoca reflexos em suas imagens políticas e as boas realizações acabam apagadas pelas trapalhadas divulgadas pela imprensa. Os distritais também reclamam de que a aprovação de bons projetos, de autoria do Executivo, muitas vezes modificados na tramitação parlamentar, nunca rende frutos para os próprios deputados. Enquanto as medidas impopulares, como a aprovação de impostos, sempre acabam na conta da Câmara. ;Nosso maior desafio será melhorar a comunicação;, anunciou Prudente.
A queixa não ficou restrita ao novo presidente, que recebeu o cargo na manhã de ontem do deputado Alírio Neto (PPS). Os demais representantes da nova Mesa Diretora, que vai comandar a Casa no biênio 2009-2010, também lamentaram a forma como a sociedade acompanha o dia-a-dia das ações parlamentares. ;Ninguém defende a Câmara;, sustentou o deputado Milton Barbosa (PSDB), que assumiu ontem a Terceira-Secretaria, responsável pelo andamento do processo legislativo. ;Muitas vezes, a imprensa pega no nosso pé por causa de algumas pequenas escorregadinhas;, concordou o primeiro-secretário, Wilson Lima (PR).
É intenção de Prudente contratar uma empresa de telemarketing para acompanhar a popularidade dos projetos em tramitação na Casa. O serviço vai medir se as propostas deverão ser aprovadas, alteradas ou rejeitadas. ;Temos de reconhecer que alguns projetos têm falhas e é o povo quem vai dizer;, afirmou Prudente. Ele também quer mudar o conceito da publicidade da Câmara que nos últimos dois anos explorou as economias feitas pelos parlamentares que resultaram no enquadramento da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Para Prudente, ao divulgar a redução de gastos como um mérito dos deputados, a impressão que se passa é de que a Câmara Legislativa é um peso para a sociedade. ;Fica parecendo que se a Câmara não existir, melhor;, disse ao Correio. O novo presidente deixou o discurso preparado pela assessoria de lado e fez um pronunciamento de improviso, bastante emocionado. Quando Prudente começou a falar no plenário, os convidados ouviram as queimas de fogos de artifício fora da Câmara.
Políticos
Apesar do horário pouco convidativo, às 10h do dia 1º, a posse reuniu políticos, empresários, servidores e familiares. Os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF) e Adelmir Santana (DEM-DF), o ex-ministro do Esporte Agnelo Queiroz (PT) e o presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra-DF) acompanharam a solenidade. O secretário de Governo, José Humberto Pires, representou o governador José Roberto Arruda (DEM), que passou o réveillon no Rio de Janeiro. O vice-governador Paulo Octávio está fora do Brasil.
Nesta manhã, a nova Mesa Diretora fará a primeira reunião oficial. O assunto a ser discutido é a distribuição dos cargos comissionados e o remanejamento dos cargos de chefia, levando-se em conta a nova realidade na Casa. Além dos cinco integrantes da Mesa, os deputados Júnior Brunelli (DEM) e Benedito Domingos (PP) tomaram posse ontem como corregedor e ouvidor, respectivamente, para um mandato de um ano.