postado em 07/01/2009 19:26
O ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) criticou nesta quarta-feira o fato de o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), ignorar o seu colega de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), na disputa tucana para a sucessão de 2010. Dirceu afirmou que Serra "faz de conta" que Aécio não é candidato.
"Serra faz de conta que o colega [Aécio] não concorre com ele pela legenda para ser candidato a presidente em 2010. Não fala, mas faz, acerta alianças e monta palanques nos Estados no seu velho estilo trator e apoiado na força política e no poder econômico de São Paulo. Vamos ver até onde Aécio resiste e até onde vai Serra", diz o ex-ministro em seu blog.
Enquanto Serra não se manifesta como presidenciável, Aécio disse ontem que pretende iniciar em março viagens pelo Brasil para discutir com militantes tucanos o programa do partido para a sucessão em 2010. Os custos serão pagos pelo PSDB.
Em seu post, Dirceu ressalta a intenção de Aécio disputar uma prévia com Serra, o que segundo ele "arrepia o tucanato inteiro". "É que a história e a tradição da legenda [PSDB] são de "engolir prato feito´, acatar as decisões baixadas pela cúpula, uma tática, aliás, na qual Serra é mestre", afirma o ex-ministro.
Serra está em viagem oficial nos Estados Unidos e não pôde comentar o assunto.