postado em 16/01/2009 16:30
Prefeitos do Rio de Janeiro se reuniram nesta sexta-feira (16/01) com técnicos do Grupo Executivo Gestor do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para pedir a inclusão de obras de drenagem no PAC. O prefeito do município do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, apresentou um projeto de drenagem para a área da baixada de Jacarepaguá, que incluiu a Barra da Tijuca e Jacarepaguá.
De acordo com Paes, o valor total da obra é de R$ 1 bilhão. Contudo, são necessários R$ 550 milhões de financiamento do governo federal. O prefeito informou que a obra de drenagem terá 170 quilômetros de canalização de rios, 70 quilômetros de implantação de vias canais e será necessária a transferência de 2 mil famílias dos locai, além da realização de programas ambientais.
"É um programa fundamental, porque é uma região que sofre constantemente com problemas de enchente e estamos otimistas de receber este recurso do governo federal ", disse.
Paes afirmou ainda que a decisão sobre a liberação dos recursos e a inclusão das obras no PAC deve sair no fim da próxima semana.
Na próxima segunda-feira e terça-feira o do Grupo Executivo Gestor do PAC deverá se reunir com prefeitos dos estados da Bahia, Pernambuco, Ceará, Pará e Rio Grande do Sul.