postado em 03/02/2009 16:14
Tomou posse na manhã desta terça-feira (03/02) o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Jorge. O ex-senador democrata recebeu, em dezembro, 41 votos do Senado para assumir o cargo, contra 34 de Leomar Quintanilha (PMDB - TO), candidato do governo.
José Jorge foi deputado federal por quatro mandatos consecutivos, ministro de Minas e Energia durante o governo Fernando Henrique Cardoso e presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB). Ele ocupou a vaga do então ministro Guilherme Palmeira, que se aposentou do cargo.
A solenidade contou com a presença de diversos ministros, senadores, deputados e prefeitos. O presidente do Congresso, José Sarney (PMDB - AP), o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes e o ministro da Defesa Nelson Jobrim, que representou o presidente Lula, também participaram do evento. Em seu discurso, José Jorge defendeu uma maior rigidez das despesas públicas. "O Brasil está cada vez mais atento aos gastos governamentais", afirmou em seu discurso.
O Tribunal de Contas da União é composto por nove ministros, cuja função é fiscalizar as contas da União, das administraçõe diretas e indiretas.