postado em 04/02/2009 12:29
A bancada do DEM na Câmara elegeu nesta quarta-feira o deputado Ronaldo Caiado (GO) para o cargo de líder em substituição a Antonio Carlos Magalhães Neto (BA). Ao transmitir o cargo ao colega, ACM Neto se emocionou e chorou, lembrando que seu tio Luís Eduardo Magalhães (BA), já morto, foi um exemplo como líder.
Caiado é um dos críticos mais duros do governo em relação à política agrícola. Ele integra a bancada ruralista e reclama da falta de apoio para o setor. O deputado foi aclamado líder por acordo dos 57 parlamentares que integram a bancada na Câmara.
Já o PSDB, outro partido de oposição, viveu momentos de tensão nos últimos dias. O líder José Aníbal (SP) foi mantido no cargo apesar do protesto de parte da bancada. Dos 58 integrantes da legenda, somente 37 participaram da eleição de Aníbal. Ao longo dos debates, houve candidaturas avulsas retiradas na última hora.
O PDT optou por fazer um rodízio entre os deputados no cargo de líder da bancada. Até julho será o deputado Brizola Neto (RJ) e depois assumirá Dagoberto (PR). O acordo foi acertado durante reunião da bancada, que reúne 25 parlamentares.
No PT, ao contrário dos últimos anos, houve eleição para a escolha do líder com uma bancada de 78 deputados rachada. Ontem à tarde, o deputado Cândido Vacarezza (SP) foi eleito na disputa com Paulo Teixeira (SP).
Os líderes ficam nos cargos por um ano, em geral.