postado em 16/02/2009 19:22
Um levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) indicou que a Justiça Estadual do Distrito Federal é a que apresenta a maior despesa por habitante. A Justiça do DF gastou R$ 416 por pessoa em 2007. O valor é mais de quatro vezes maior do que a média nacional, de R$ 90,50. A Justiça do DF também está na primeira colocação no número de servidores. São 286,1 mil servidores para cada 100 mil habitantes e está em segundo lugar no número de magistrados por 100 mil pessoas (11,6).
Apesar de ocupar a primeira colocação quando o assunto é custo, o DF está longe de ter a Justiça mais rápida. Nesse quesito ele está em 12º lugar para a segunda instância e a 25ª posição para primeira. Esses números dizem respeito ao percentual de processos em tramitação que não foram julgados no ano.
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) não se pronunciou sobre o assunto, mas o Secretário-geral do CNJ, Alvaro Ciarlini, informou que o TJDFT tem uma situação diferente dos outros tribunais estaduais por que conta com recursos da União.
Ciarlini disse ainda que no ano do levantamento o Tribunal de Justiça do DF investiu na construção de novos prédios e varas judiciais e na expansão de juizados. "O TJDFT está no mesmo patamar que os demais tribunais da União que estão em um nível orçamentário maior que os tribunais estaduais.
Leia mais na edição desta terça-feira do Correio Braziliense