postado em 17/02/2009 19:39
A decisão do PTB de concorrer com o PT à presidência da Comissão de Infra-estrutura do Senado gerou uma reação dos demais líderes da base aliada que estão reunidos, neste momento, na liderança do governo para tentar um acordo sobre o assunto que evite um embate entre os dois partidos.
O senador Renato Casagrande (PSB- ES), deixou a reunião afirmando que ;se for quebrado o princípio da proporcionalidade o Senado ;poderá se transformar em campo de batalha por algum tempo;.
Ele defende que, pelo critério do tamanhodas bancadas, cabe ao PT a quarta escolha das comissões, no caso a de infra-estrurura. Casagrande disse ainda que todo o problema para a escolha das comissões reside ;nos acordos feitos durante a eleição que agora não podem ser cumpridos;.
O líder do PRB, Marcelo Crivella (RJ), vai pelo mesmo caminho. Segundo ele, fora da proporcionalidade ;será o caos no Senado;. Ele também acrescentou que uma eventual disputa entre PT e PTB pela infra-estrutura interessa apenas à oposição, uma vez que desagrega a base de apoio do presidente Lula no Senado.
O líder do PDT, Osmar Dias (PR) disse que o seu partido não aceita essa disputa. No mesmo tom dos demais líderes, ele também defende que se obedeça o critério da proporcionalidade para evitar futuros conflitos na casa.