postado em 18/02/2009 21:16
A bancada feminina da Câmara apresentou hoje (18) ao presidente da Casa, deputado Michel Temer (PMDB-SP), uma lista de reivindicações das mulheres deputadas. Entre os pedidos estão a criação de uma Procuradoria Especial da Mulher destinada a receber e encaminhar aos órgãos competentes as denúncias de violência e discriminação contra as mulheres.
Segundo a coordenadora da bancada, deputada Sandra Rosado (PSB-RN), Temer anunciou que a procuradoria será criada por meio de projeto de resolução.
A deputada também informou que o presidente da Câmara concordou em colocar em votação, na semana que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8 de março), a proposta de emenda à Constituição que garante a participação das mulheres na Mesa Diretora da Casa e nas comissões técnicas. As deputadas também pediram a institucionalização da bancada feminina com estrutura física e funcional.
Entre outras demandas, as parlametares solicitaram ainda a instalação da Comissão Permanente das Mulheres e a indicação de pelos menos uma deputada para a comissão especial que vai discutir a crise econômica.
Durante a conversa, segundo Sandra Rosado, as deputadas manifestaram a preocupação quanto a possível instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito do Aborto e os rumos que sua condução pode tomar.