postado em 20/02/2009 10:09
Preferida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para representar o governo na próxima sucessão presidencial, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, vestirá a fantasia de candidata neste carnaval. A convite do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), Dilma acompanhará neste sábado (21/02) o desfile do Galo da Madrugada ; o maior bloco carnavalesco do mundo, segundo o Livro dos Recordes (Guinness Book) ; que arrasta mais de um milhão de pessoas pelas ruas do Recife. Incentivada por Lula a se tornar mais conhecida, a ;mãe do PAC; terá a companhia de três ministros na folia: José Múcio Monteiro (Relações Institucionais), Luiz Barreto (Turismo) e José Gomes Temporão (Saúde).
A ideia inicial de Dilma era aproveitar os outros dias de folga para descansar. O plano está prestes a ser deixado de lado. Esposa do ex-titular da Cultura Gilberto Gil, Flora Gil convidou a ministra para acompanhar a festa em Salvador no badalado camarote Expresso 2222. O assédio foi reforçado pelo governador da Bahia, o petista Jaques Wagner. Ontem, a tendência era a ;gerente da máquina; também prestigiar os blocos baianos. ;Vai ver que ela gosta de carnaval;, disse um dos ministros mais influentes do governo, num misto de brincadeira e surpresa com a nova faceta da colega. No Palácio do Planalto, não há mais dúvida sobre a candidatura de Dilma.
Em público, no entanto, o presidente e os ministros tratam o assunto como mera suposição, seja da imprensa, seja da oposição. Trata-se de uma estratégia destinada a blindá-la de eventuais contestações judiciais. ;Acho importante ela conhecer o Galo da Madrugada. É uma expressão cultural do carnaval brasileiro essencialmente popular;, afirmou o pernambucano Múcio, rechaçando qualquer associação com 2010. ;Como sou nordestino, acho que o dever de todo brasileiro é pular carnaval. Eu pulo com ou sem campanha;, reforçou o governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), seguindo a cartilha do Planalto.
Ruído
A voz dissonante no coro ficou por conta do líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN). Comandante do grupo de deputados peemedebistas, os quais só aderiram ao governo em 2007 e são cobiçados como parceiros preferenciais de Dilma na próxima eleição, Alves elogiou o caráter político e eleitoral da agenda carnavalesca da ministra. ;Ela faz muito bem. Era uma pessoa muito fechada, muito técnica. Agora, começou a se abrir e a interagir mais;, declarou Alves. Para o líder, a festa popular pode render mais jogo de cintura a Dilma no trato com os eleitores e os políticos.
Se não houver mudança de plano, o presidente da República e a primeira-dama Marisa Letícia assistirão ao desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro no camarote do governador Sérgio Cabral (PMDB). Torcedor da Beija-Flor, Lula quer ver a escola de Nilópolis, atual bicampeã. Pode, inclusive, descer à concentração da agremiação, momentos antes de ela entrar na avenida, para ser padrinho de casamento do principal intérprete da escola, Neguinho da Beija-Flor. O convite já foi feito pelo noivo, que é amigo do presidente.