postado em 21/02/2009 00:19
São Paulo ; O governador paulista, José Serra (PSDB), disse na tarde desta sexta-feira (20/02) que, por meio das secretarias de Desenvolvimento e do Trabalho, vai abrir oportunidades em cursos de qualificação e bolsas de treinamento para parte dos trabalhadores demitidos da Embraer.
"É o que o está ao alcance do estado", afirmou, logo depois de inaugurar unidades educacionais em Votorantim e Monte Mor, municípios a pouco mais de cerca de 100 quilômetros da capital paulista, na região de Campinas.
Serra classificou como "lamentável" o anúncio das dispensas: "As demissões vêm (vem) da queda nas vendas e nas encomendas dos principais aviões. Num contexto de crise mundial, a primeira coisa que se faz é cortar a compra de aviõezinhos."
No final da tarde, o governador conduziu uma reunião extraordinária no Palácio dos Bandeirantes, sede da administração paulista, na qual foi decidido que será feito, a partir de uma pesquisa em torno do perfil dos trabalhadores atingidos, um "amplo plano de requalificação" para os demitidos. Eles também terão currículos disponibilizados num sistema de busca e oferta de vagas do governo, em funcionamento na internet há três meses.
IPTU
O prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury (PSDB), que participou da reunião com Serra, prometeu anunciar "benefícios" no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) dos demitidos. Em reunião na manhã deste sábado (21/01) o prefeito deve acertar detalhes sobre a medida.