postado em 25/02/2009 15:34
A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) fez um apelo nesta quarta-feira (25) para que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso articule-se com o governo do estado, com a Assembleia Legislativa, com o Ministério Público e com a sociedade mato-grossense com o intuito de tomar medidas para agilizar a Justiça no estado. Na opinião da senadora, é necessário revisar a estrutura de trabalho do Judiciário e reavaliar o funcionamento das comarcas.
"Que se enfrente decididamente esta realidade em que a maior cota de sacrifício cabe sempre ao cidadão comum, ao contribuinte, que arca com todas as despesas, todos os ônus para a manutenção deste Poder Judiciário e dele tão pouco se beneficia", afirmou.
Mencionando reportagem publicada pelo jornal A Gazeta, Serys afirmou que tramitam atualmente 660 mil processos nas varas estaduais de Mato Grosso. Além disso, a cada mês são distribuídos entre 2.500 e 3.500 novos processos aos juízes. Para a senadora, uma das principais causas desse problema é o número insuficiente de juízes.
Em aparte, os senadores Adelmir Santana (DEM-DF) e Sérgio Zambiasi (PTB-RS) saudaram o pronunciamento de Serys. Adelmir Santana lembrou que o problema da morosidade na Justiça é ainda mais grave quando se trata dos processos criminais, pois faz com que pessoas fiquem detidas por mais tempo que o necessário. Zambiasi, por sua vez, observou que a grande quantidade de processos no Judiciário indica que a população brasileira confia na Justiça.