postado em 05/03/2009 18:15
A partir do próximo dia 16, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá novo local de trabalho, trocando o Palácio do Planalto pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). O Palácio do Planalto vai ser reformado.
No último dia 3, a concorrência para contratação da empresa que executará a reforma do prédio foi cancelada para que fosse feita nova licitação, depois de com ajustes técnicos no edital. A obra deverá estar concluída em abril do ano que vem, quando Brasília completa 50 anos.
Dos cinco ministros que hoje trabalham no Planalto, dois também passarão a despachar no CCBB: Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil, e Franklin Martins, da Secretaria de Comunicação Social.
Os ministros Luiz Dulci, secretário-geral da Presidência da República, irá para o Palácio do Buriti, e José Múcio Monteiro, de Relações Institucionais, para no anexo do Ministério das Relações Exteriores. O vice-presidente José Alencar e o ministro Jorge Félix, do Gabinete de Segurança Institucional, permanecerão no anexo do Planalto.
Os ministros que não acompanham Lula na mudança para o centro cultural terão salas no local. A primeira-dama, Marisa Letícia, também terá uma sala reservada, a exemplo do que já ocorre hoje no Palácio do Planalto.
Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o Palácio do Planalto, sede do governo brasileiro, começou a ser construído em 1958 e foi concluído a tempo de ser palco das festividades de inauguração de Brasília, nova capital do país, no dia 21 de abril de 1960. Até então a Presidência da República funcionava em uma construção provisória de madeira, conhecida popularmente Catetinho, inaugurada em 31 de outubro de 1956, nos arredores de Brasília.
O Palácio do Planalto, cujas instalações apresentam sinais de desgaste há algum tempo, ainda não tinha passado por reformas significativas .