postado em 08/03/2009 13:06
Brasília - Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje (8/3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa do seminário Mais Mulheres no Poder: uma Questão da Democracia. O evento será aberto oficialmente amanhã (9/3) e até terça-feira (10) vai debater a representação das mulheres nos espaços de poder e decisão, democracia e reforma política.
Na ocasião, a secretária especial de Políticas para as Mulheres (SPM), ministra Nilcéia Freire, lançará o Prêmio Mais Mulheres e o Observatório Brasil da Igualdade. A iniciativa vai reunir grupos de trabalho que farão monitoramento, análises e conteúdos sobre indicadores, políticas públicas, comunicação e mídia, e legislação e legislativo.
Na primeira etapa, o foco dos grupos de trabalho será o tema Mulheres, Poder e Decisão. Todas as informações poderão ser acompanhadas em uma página na internet, que será criada para o observatório.
Além da secretaria, instituições não-governamentais, universidades, agências internacionais e representantes da sociedade civil vão compor o grupo. O observatório é inspirado em uma iniciativa da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe, cujo objetivo é disseminar informações sobre as desigualdades de gênero e dos direitos das mulheres.