postado em 14/03/2009 11:18
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encontra-se neste sábado (14/03) com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Enquanto estiver discutindo os efeitos da crise financeira mundial em Washington, a Presidência da República ficará sob o comando do vice-presidente José Alencar.
É a primeira vez que Alencar assume a presidência desde que voltou ao trabalho, depois da retirada de tumores na região abdominal. O vice retornou ao Palácio no Planalto no último dia 2 de março para participar da reunião de coordenação política. A volta foi comemorada pelo presidente Lula e os ministros presentes reunião.
Nessa sexta-feira (13/03), quando Lula embarcou para os Estados Unidos, Alencar passou a manhã na vice-presidência em poucas reuniões internas e o resto do dia dedicou aos cuidados para recuperação da saúde, como sessões de fisioterapia. A agenda de segunda-feira (16/03) não foi divulgada, mas terá ritmo moderado, por determinação médica.
Em janeiro, o vice-presidente, de 78 anos, retirou um tumor de aproximadamente 10 centímetros de diâmetro nas costas e mais dez tumores menores na região do abdômen operação que durou 17 horas. Ele recebeu alta médica do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, somente 21 dias após a cirurgia.
Lula retorna ao Brasil na madrugada de terça-feira (17/03). Na sexta-feira (20/03), o presidente terá reunião de trabalho com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).